Bronze
TCS
Nao sei se sera bem aqui que deva por esta questão mas se não for que me indiquem onde, sei que o 20VT tem o TCS mas gostaria de saber, nomeadamente de quem tem, o que e que no fundo ele altera ou ajuda, visto TCS num carro de tracção frontal e estranho.
O que e que se sente, e automatico sempre e pode se desligar ou e o inverso?
Silver
Movido para Geral Seat visto ser um elemento independente do tipo de motorização.

Respondendo à tua pergunta:
O TCS (Traction Control System) vai detectar quando a rodar entra em patinanço e vai cortar a quantidade de potência transmitida às mesmas.
Não tenho a certeza absoluta se este processo é feito em conjução com o diferencial ou caixa ou mesmo travões.
Sei que o sistema é uma melga do caraças pois sente-se o carro a desenvolver aos soluços porque o TCS está constantemente a agir.
Mesmo desligando, fica sempre activo mas muito menos, embora já tenha lido que pode "autoligar-se" em caso extremos.
Imagem
Bronze
Pois calculei logo que nao ia acertar :assobiar: :dah:

Vendo bem as coisas isso então e mto mau, um gajo vai para fazer uma arranque ou uma curva um pouco mais rapida e la vamos nos com o BODA :mad:
mm assim como tu dzs podera nao ser bem assim (espero que estejas certo heheheh)

Grato pela info :D
Silver
Na boa :happy14:

É uma questão de dosear o acelerador. De certa forma acho que não deve dar muita saúde aos elementos da transmissão que devem levar uns
stresses naquele vai-não-vai.

E não sei se no teu caso vai dar para desligar. Tens ESP ?
Eu disse "desligando" mas referia-me ao ESP, que por sua vez corta um pouco o TCS, mas sinceramente não sei se no teu caso tens ESP.
Imagem
Bronze
Isto de ser novato e assim :assobiar:

Pois o meu nao tem ESP mas tem o botão para desligar o TCS, mesmo por baixo do travão de mão, espero que deligue por completo mas não sei :?
se desligar melhor mas os senhores que detem os "bebados" que deem ai uma ajudinha se puderem 8)
Novato
falando no meu golf com ASR (controlo de tracçao), o meu doseia a potencia atraves de corte de injecçao e uma vez desligado NUNCA se auto-liga. Com ESP o ASR age em conjunto e uma vez que entra em patinanço leva com travao na ou nas rodas que estao a patinar e o ESP nunca se liga sozinho.
Golf TDI
C350cdi AMG
Novato
:hum: O meu so tem TCS ou pelo menos é o k tá lá no botão, mas tambem tá ligado aos travões :?
O meu TCS actua ao puxar, mas tmb actua em curva :?
Bronze
Pois, o meu botão tb esta la mas como ainda nao tenho carro ainda nao sei como funciona, mas isso de actuar em curva nao te atrapalha naquelas curvas mais "apertadas" :hum:

Espero bem que nao :mad: , se nao vai andar sempre desligado :P
Bruno Carmo
TCS só actua ao puxar, quando o carro perde motrocidade nas rodas da frente por implicação de potencia... TCS mais ESP é que actua na rodas traseiras...
Bronze
Resumindo e comcluindo, alguem me sabe dizer então se akilo quando desligado no botão fica permanentemente desligado? :hum:
Novato
nmberga Escreveu:Resumindo e comcluindo, alguem me sabe dizer então se akilo quando desligado no botão fica permanentemente desligado? :hum:
O TCS quando desligas no botão fica sempre desligado, só volta a ligar no botão ou se desligares o carro.
Novato
Bruno Carmo Escreveu:TCS só actua ao puxar, quando o carro perde motrocidade nas rodas da frente por implicação de potencia... TCS mais ESP é que actua na rodas traseiras...
:hum: Lamento contrariar-te, mas o TCS alem de actuar a puxar, tmb actua em curva! ja me aconteceu varias vezes! Apertas muito a curva e notas logo a luzita a piscar! :? OU será k tenho ESP e ñ sei :lol: :lol:
Gold
Pessoal, não quero ser chato, nem "velho", mas olhem que andar com isso (ESP/TCS) desligado é perigoso...

O leon solta a traseira mt facilmente e depois quem a agarra? Já tivemos exemplos aqui no fórum, com fins bastante tristes...

Eu cá ainda só o desliguei uma vez, para fazer umas brincadeiras em campo aberto, mas em relativa segurança...
Na estrada, ando sempre com ele (ESP) ligado e não o desligo por nada! Já me ajudou...

Cumps
Bronze
DLeo Escreveu:Pessoal, não quero ser chato, nem "velho", mas olhem que andar com isso (ESP/TCS) desligado é perigoso...

O leon solta a traseira mt facilmente e depois quem a agarra? Já tivemos exemplos aqui no fórum, com fins bastante tristes...

Eu cá ainda só o desliguei uma vez, para fazer umas brincadeiras em campo aberto, mas em relativa segurança...
Na estrada, ando sempre com ele (ESP) ligado e não o desligo por nada! Já me ajudou...

Cumps
DLeo e uma verdade que e perigoso, mas uma coisa e teres ESP, outra e TCS, e TCS num carro de tracção frontal, se estiver enganado que me corrijam, pode ser igualmente perigoso, penso eu de que :assobiar:

mas pronto ja sei que se o desligar no botão que ele fica quieto. :D
Ora cmo já foi dito, está tudo descrito...

Embora tenho só a confirmar q o meu carro, e a minha ibiza, tinham esp e auto ligavam-se em casos extremos!! Aconteceu-me várias vezes!
Bruno Carmo
--//RPM//-- Escreveu:
Bruno Carmo Escreveu:TCS só actua ao puxar, quando o carro perde motrocidade nas rodas da frente por implicação de potencia... TCS mais ESP é que actua na rodas traseiras...
:hum: Lamento contrariar-te, mas o TCS alem de actuar a puxar, tmb actua em curva! ja me aconteceu varias vezes! Apertas muito a curva e notas logo a luzita a piscar! :? OU será k tenho ESP e ñ sei :lol: :lol:
mas tás a falar em relação ás rodas de trás ou da frente??

porque se não tens mesmo ESP e não sabes! 8)

"ESP - Electronic Stability Program
Programa Eletrônico de Estabilidade. É o responsável pelo controle de estabilidade do veículo em condições que possam causar a perda de controle do mesmo. É composto por sensores na coluna de direçã, que determina o ângulo de esterçamento e um giroscopio, que determina o ângulo de inclinação da carroceria. O sistema atua em conjunto com o sistema ABS e o sistema de controle da injeção do motor. O funcionamento do sistema se dá quando os sensores detectam que o veículo esta na iminência da perda de controle, e se da através do corte da potência do motor e atuação no sistema de freios.
Por exemplo, se o veículo estiver executando uma curva para a esquerda e o sistema denotar que o mesmo esta saíndo de dianteira, este sistema vai cortar a potência do motor e acionar o freio da roda traseira direita para forcar o veículo a recuperar a trajetória desejada pelo motorista."
Bronze
Ui isso e mta info para mim, :P

ka cmg e mais bites e bytes :D
Novato
Bruno Carmo Escreveu:
--//RPM//-- Escreveu:
mas tás a falar em relação ás rodas de trás ou da frente??

porque se não tens mesmo ESP e não sabes! 8)

"ESP - Electronic Stability Program
Programa Eletrônico de Estabilidade. É o responsável pelo controle de estabilidade do veículo em condições que possam causar a perda de controle do mesmo. É composto por sensores na coluna de direçã, que determina o ângulo de esterçamento e um giroscopio, que determina o ângulo de inclinação da carroceria. O sistema atua em conjunto com o sistema ABS e o sistema de controle da injeção do motor. O funcionamento do sistema se dá quando os sensores detectam que o veículo esta na iminência da perda de controle, e se da através do corte da potência do motor e atuação no sistema de freios.
Por exemplo, se o veículo estiver executando uma curva para a esquerda e o sistema denotar que o mesmo esta saíndo de dianteira, este sistema vai cortar a potência do motor e acionar o freio da roda traseira direita para forcar o veículo a recuperar a trajetória desejada pelo motorista."
:hum: Epa, o botão k tenho ao pe do travão de mão so tem TCS, mas o sistema está ligado em conjunto com o ABS, pk o cabo k liga na roda andou solto uma vez e ficou danificado de roçar na roda e acendeu a luz do ABS e a do TCS.
Isto ja parece a tua historia do lava-farois :lol:
:hum: O k tá escrito no botão dos k têm ESP ????
Bruno Carmo
tem escrito ESP! :)
Bronze
Bruno Carmo Escreveu:tem escrito ESP! :)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol04: :condutor:
Bronze
Botão por baixo do travão de mão:

Se tem escrito ESP tem o ESP (controlo de estabilidade) e o TCS (controlo de tracção)

Se tem escrito TCS só tem o TCS (controlo de tracção)

e julgo que mesmo desligados se ligam em casos em que o carro ache mesmo necessário.
Silver
Pois é disso que eu tenho medo :nop:
Imagem
Bruno Carmo
britas Escreveu:Botão por baixo do travão de mão:

Se tem escrito ESP tem o ESP (controlo de estabilidade) e o TCS (controlo de tracção)

Se tem escrito TCS só tem o TCS (controlo de tracção)

e julgo que mesmo desligados se ligam em casos em que o carro ache mesmo necessário.
nop, pelo menos em Dois Leon´s que já conduzi... com o ESP desligado consegue-se facilmente virar-lo aos peões (inclusivé o meu)...

quando tá desligado, tá desligado mesmo...
Bronze
Epa espero bem que quando ele se deligue se mantenha mm desligado se nao e capaz de em algumas situações ficar complicado de segurar os burros todos. :hum:
Novato
Bruno Carmo Escreveu:tem escrito ESP! :)
:lol:
Pois então o meu so tem TCS.
:hum: Mas ja actuou em curva varias vezes e esta ligado em conjunto com o ABS :? :?

Quando desligo o TCS posso fazer o k kiser com o carro k ñ volta a ligar sozinho
Responder