O objectivo desta modificação é de reduzir o espaço que a manete de mudanças "viaja" quando vai das mudanças superiores (1ª, 3ª) às inferiores (2ª, 4ª), tornando a caixa mais curta. Neste caso a redução é de cerca de 2 cm, apesar de ter lido que a do Golf R32 reduzia mais preferi não arriscar visto ser uma caixa de 6 velocidades.
Esta foi uma modificação que fiz hoje mesmo no meu carro e fiquei agradavelmente surpreendido, a redução é notória e parece uma caixa mais desportiva.
Para começar é preciso obter a peça, a referência está no título e é 8N0 711 046. Esta referência veio substituir a 8N0 711 051 e 8N0 711 051 A. A diferença entre estas 2 últimas é o tipo de encaixe, a normal é de bola enquanto a com A tinha um clip de retenção. Com a subtituição a peça passou a incluir 1 dos encaixes, deixando de ser necessária a diferenciação.
O tempo de instalação é de cerca de 15 minutos e apenas precisam de uma chave de bocas de 13mm, uma chave de caixa de 13mm, talvez um pouco de WD40 e alguma força
A peça que vamos substituir está (no meu caso pelo menos) entre o bloco do motor e a caixa do filtro de ar e tem este aspecto:

Na peça que trouxerem da VW aquele pequeno pino metálico vai trazer já um encaixe plástico com uma mola.
Para começar ponham o carro em ponto morto e vejam a imagem abaixo para referência.

Utilizem a chave de bocas para fazer alavanca desencaixar o gate-sel,cable como a imagem indica no gearchange cable, depois utilizem a chave de caixa para aliviar a porca que segura a peça ao carro (aqui é preciso alguma força e talvez o WD40 para ajudar a aliviar a porca que possivelmente estará bem presa).
De seguida puxem a peça para cima e quando estiver solta, soltem o gearchange cable, que a nova peça já trás, puxando a ponta da parte plástica para trás, que irá fazer recolher a mola.
Agora é fazer o inverso, ou seja, meter o novo encaixe plástico de mola SEM O RETIRAR DA NOVA PEÇA, puxando o plástico atrás e encaixando no fio, de seguida colocar novamente o encaixe plástico na parte mais larga junto ao buraco do parafuso, inserir a peça no parafuso (vão rodando devagar até entrar, só entra numa posição), voltar a colocar a porca bem apertada e voltar a prender o gate-sel,cable (novamente, poderão precisar de WD40 e alguma força).
E já está, agora é experimentar a ver o que acham








