Bronze
[DIY] Montar chave ponta e mola
Boas! Este DIY fiz para o forum golf, mas para o leon é praticamente igual, com a excessão que não conheço nenhum leon que não tenha trazido fecho central com comando, mas pode existir, só não tennho é certeza disso.
Depois de ter visto varia informação espalhada em vários posts do site , e alguma até errada, vou tentar partilhar aquilo que fui aprendendo com o tempo á medida que fui mexendo na maquina. :lol: Isto está sempre a aprender-se e como tal o tópico pode ir sendo actualizado.

Então é assim
:arrow: em primeiro lugar MODULO CONFORT

Todos os golfs têm o modulo ,pode é não ser o confort, e sim é ele que recebe o sinal do comando da chave para abrir e fechar as portas
e é isto

Imagem

A questão é a seguinte uns módulos tem mais funções do que outros, por exemplo, descobri recentemente que existe este modulo com apenas uma ficha.Julgo que é kd não trás receptor de comando á distancia. Mas se o carro trazia comando á distancia de origem este modulo que têm no carro já suporta receber o sinal do comando, se não trazia têm de o substituir. Este modulo entre outras coisas controla tb os elevadores dos vidros , o alarme, quando este vem de serie, etc. Se o abrirem encontrarão inscrito no interior qual a frequência a que trabalha, se tiver essa função obviamente.
Ou seja o modulo está sempre lá , ser confort depende das funções que ele suporta.
Para quem tem duvidas fica aki um link-> http://www.vagcat.com/epc/cat/vw/GOLF/2 ... 7/4025206/
só conseguem ver com registo, deixo a foto do que iriam ver, leiam o modulo 6.

Imagem

:arrow: Segundo ponto, as chaves

O carro de origem trazia 2 chaves. Podem ainda ter as duas ou não.

pode ser duas chaves destas

Imagem

isso significa que o carro não tinha fecho central com comando á distancia

ou então ter uma das anteriores e uma destas (não liguem á lamina)
Imagem
Imagem
Nesse caso tem fecho centralizado , com comando á distancia ,apenas não é a chave ponta e mola.

e por ultimo pode trazer uma das primeiras, e uma das chamadas ponta e mola

Imagem

E isto é o comando/chaves que o carro trás de origem, mesmo que tenha alarme de origem, se bem que o alarme de origem é muito básico, não tem sensor volumétrico, penso que é accionado se tentarem abrir as portas sem comando , e pouco mais.

Por fim o carro pode ter comandos deste tipo
Imagem
Imagem

Isto são dois exemplos, mas isto isto são alarmes "aftermarket", que foram instalados no carro já depois .
Umas das hipóteses, é passar o interior deste comando para o interior da chave ponta e mola, já que á partida, é impossível, codificar o comando de origem do carro, para que este accione um alarme "aftermarket".

E por ultimo, que julgo que é o que por vezes provoca alguma confusão, existe estes alarmes,(alguns é apenas modulo que recebe sinal e permite accionar o fecho central, e os elevadores) com chaves a imitar as ponta e mola originais.
Imagem
Imagem
Imagem

Mas isto não é original VW, nem são chaves originais VW,como tal nunca vão conseguir casar estas chaves com o modulo confort original do carro,(atenção não estou a falar de casar com a centralina, isso é o transponder, e esse sim é possível passar pra estes comandos) ou seja para que estes comandos funcionem vão ter que montar também o receptor que vem junto comestas chaves/comandos.
E aqui surge a verdadeira confusão É que por vezes vende-se apenas os comandos, mas estes destinam-se a substituição de quem já comprou um conjunto destes anteriormente e danificou o comando
Como tal não conseguem casar estes comandos com o carro seguindo o método que se usa para os comandos originais.
Digo isto porque sei de quem comprou uns comandos iguais a estes no OLX (apenas os comandos) como originais
Imagem
e queixava-se que não os conseguia casar com o carro!
É natural, nunca iria conseguir :mrgreen: isto apenas funciona com o respectivo modulo aftermarket, pois não é original, como tal impossivel de casar com o modulo confort do carro, já que á partida até têm formas diferentes de funcionar.

Agora o que podem fazer é->
1º se o carro não tiver o modulo confort(que permite receber sinal do comando original VAG), é comprar apenas uns comandos destes, passar o transponder para aki, e ficam com umas chaves ponta e mola mas sem, comando de fecho central.(continuam a abrir o carro manualmente)
2º comprar uns comandos destes e se o carro já tiver alarme aftermarket instalado, mas com comandos á parte da chave, tentar aplicar a placa do vosso alarme dentro da caixa destas chaves ponta e mola.
3º comprar o kit alarme destes completo,e instalar e nesse caso estes comandos já funcionam.(o que até é uma boa opção)
4º adquirir um modulo confort original, uma chave ponta e mola original da mesma frequência do modulo, e montar no carro(assim fica como de origem, e ganham mais alguns extras do modulo confort)
(em qualquer destes casos precisam sempre de passar o transponder da chave velha para a nova chave/comando)

Agora vamos ao DIY

No meu caso tinha um comando destes

Imagem

e passei para um comando destes

Imagem

A ideia foi passar da forma mais económica possível, como tal apenas gastei dinheiro na lamina já que tinha um comando ponta e mola que me arranjaram.
Levaram pela lamina virgem e por a cortar 15€ numa casa de chaves nas Neves ,em Viana do castelo.
Também fazem codificação do transponder, logo podia mandar codificar um novo transponder virgem, mas ficava mais caro,e ía ficar com 3 chaves,o que não me interessa-va.
Como tal tirei o transponder da minha chave

Abri a chave assim (vou exemplificar para as duas chaves, a que tem comando e a que não tem)

Imagem

Imagem

O transponder é aquele espécie de ampola de vidro que estou a apontar com a chave "philips"

Imagem
Imagem

será isto

Imagem

Tiram com cuidado para não partir, isto pode estar colado, é vidro e parte facilmente.

Abrem o comando da chave ponta e mola, tem um parafuso por baixo do símbolo. Descolam o mesmo facilmente aplicando um pouco de calor, com um secador de cabelo por exemplo.

Imagem

depois de aberto, colocam lá dentro o trasponder que tiraram da chave do vosso carro.

Imagem

montam a lamina no comando se ainda não estiver.( onde a forem fazer, provavelmente vão a montar, pelo menos a mim montou)

Imagem

montam tudo seguindo a ordem inversa, e vão testar se o carro pega. :mrgreen:

Imagem

Agora temos de "casar" o novo comando(novo para nós,pode ser um comando usado de outro carro) Convém terem a certeza de que o comando que arranjaram trabalha na mesma frequência que o vosso modulo confort, já que existem pelo menos duas frequências diferentes no grupo vag, penso que tem a ver com o ano.

Seguem este procedimento

1- abrir a janela do condutor e inserir uma chave na ignição e rodar para ligar o painel;
2- inserir a chave com o comando a programar na porta
3- rodar a chave que está na porta para a direita (para fechar) e permanecer nessa posição;
4- pressionar o botão de destrancar no comando a codificar, durante 2 segundos;
5- voltar a pressionar o mesmo botão outros 2 segundos
(pressiona 2 seg. espera 1, e volta a pressionar mais 2);
6- Se tudo estiver a funcionar como é suposto (frequência do comando à distância igual à frequência do módulo que está no carro), nesta altura ouvir-se-á um BIP vindo da buzina do carro a indicar ke a chave está programada.

(PS. Nao se esqueçam de tirar a chave da igniçao depois, antes de tentarem trancar com o novo comando. É que com uma chave na igniçao o carro não tranca, e vão pensar que o comando ainda não funciona)

E pronto! :mrgreen: está a funcionar.

Se for um comando chave ponta e mola, é só passar o transponder e fazer a lamina.

Qualquer duvida, coloquem, até para ajudar o topico a ficar mais completo!

algumas fotos são minhas, outras recolhidas da net.

:wink:
Sócio Leon Club
Re: [DIY] Montar chave ponta e mola
oi.. :P

estive agora a ler o teu post.....

então significa k é só preciso trocar o transponder da chave de origem para uma retráctil,certo?!
será k me vendem uma chave retráctil virgem em kkl loja de chaves?? sabes de quantos mhz é k tem k ser para um leon de 2004??
fica bem :condutor:
Administrador
andre santos Escreveu:oi.. :P

estive agora a ler o teu post.....

então significa k é só preciso trocar o transponder da chave de origem para uma retráctil,certo?!
será k me vendem uma chave retráctil virgem em kkl loja de chaves?? sabes de quantos mhz é k tem k ser para um leon de 2004??
fica bem :condutor:

Exacto, precisas do imobilizador para colocares na nova chave.
Casas d chaves, não sei se vendem as retracteis, na internet encontras. De momento tenho uma a 45€ para venda, q esta reservada a um user daqui. Posso tentar encontrar outra, mas não garanto q o valor seja o mesmo. Pode ser mais, como menos...
guiZmo
Imagem
There is a new FR in Town his licence plate is xx-BG-xx
== FeedBack ==
== guiZmo's Project ==
Sócio Leon Club
oi...
o preço da chave já inclui o imobilizador?? a chave já vem pronta a utilizar,depois de fazer a troca do transponder e a gravação da lâmina??!

já agora para k serve exactamente o imobilizador??é alguma peça k vem na chave??

fica bem
Bronze
O imobilizador/transponder é a mesma coisa. Isso aproveitas o da tua chave.Mas se quiseres podes mandar codificar um transponder virgem numa casa de chaves eles tb fazem isso. è mais esse dinheiro que vais gastar. A lamina levaram 15€ pela lamina, por a cortar, e por montar no comando isto tudo numa casa de chaves. Para quê chatear a comprar a lamina virgem em outro lado? Quando vão ao restaurante levam o bife de casa e pedem para lho grelharem? :bangin: :mad: Não acredito que o homem da casa de chaves fique muito contente com a situação,daí muitas vezes depois porem problemas ao pessoal na realização do serviço. :dah:
Novato
Amigo sport999

as imagens quando as redimensionamos "mostram outras"
Bronze
Pois é :hum: :hum: :mad: Vou rever os links.
:cool:
Responder