P mim os factores mais importantes qnd escolho um pneu (por ordem de importância):
-
Rigidez da parede lateral - ora como abuso e n é pouco a curvar..

..uma parede lateral mto rigída é um must, pois p além de melhorar a resposta ao volante, precisão de trajectória e feeling geral do carro a curvar, tb acabo por ficar c as "laterais" dos pneus lisas bastante depressa. Só por este motivo apenas, os Eagle F1 n servem p mim, pois têm pouca rigidez lateral, apesar de serem óptimos pneus.
-
Ruído - n de rolamento, mas sim a curvar nos e p além dos limites. Pneus q fazem grandes chiadeiras a curvar (a sério) simplesmente n servem p mim.
-
Progressividade - este ponto é extremamente importante, quer do ponto de vista da segurança (activa), quer do prazer de condução. Gosto de contar c um pneu progressivo de reacções qnd se ultrapassa o limite de aderência. Isto permite por exemplo, prolongar a duração de um drift e balancear o carro de forma mais decidida (e confiante) à entrada da curva. Isto é mto mais importante do q o grip puro da borracha em sí. De q serve ter mto grip e depois ter "medo" de explorar..?
-
Durabilidade - claro q pelo elevadíssimo preço de um pneu topo-de-gama nestas medidas (17") a duração é um factor importante, embora n decisivo.
-
Resistência ao rolamento - este é outro ponto mtas vezes ignorado/descurado e tem a ver c a própria resistência "aerodinâmica" do pneu na estrada. Isto influencia factores vários como: ruído, consumos e vel.máx.
-
Peso - outro factor pouco valorizado... Como é óbvio quanto mais leve for o pneu melhor p a performace e comportamento dinâmico (massas n suspensas). Infelizmente é uma informação poucas vezes disponibilizada pelos fabricantes, mas recomendo consulta em:
www.tirerack.com
-
Piso e marca - Claro q o desenho do pneu tb acaba, apesar de ser um factor subjectivo por ter alguma influência na escolha. O mesmo se aplica à marca, onde podemos "simpatizar" com umas mais q outras.
-
Preço - este é o último factor decisivo na minha escolha.
Última edição por trqster em 29 jan 2006, 21:47, editado 2 vezes no total.